A Coordenação de Protocolo (COP) possui a função de receber as demandas externas de documentos para a entrada na Universidade de Brasília (UnB), que por sua vez são distribuídas nas diversas unidades acadêmicas e administrativas.

Inclui-se neste processo de trabalho, o recebimento de documentos, a criação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), inserção do documento recebido no processo, e o posterior envio para a unidade responsável pela demanda recebida.

A COP possui a atribuição de regulamentar e estabelecer procedimentos para o serviço de protocolo em toda a Universidade, incluindo as funcionalidades para a criação de processos e o trâmite no SEI, entre outros fatores que possuem o objetivo de racionalizar procedimentos e garantir maior fluidez no andamento de processos pela UnB.

Ainda no escopo de funções no Sistema, a coordenação também é responsável pelo arquivamento e desarquivamento de documentos físicos oriundos da inserção no SEI, atribuição de gerentes de assinaturas externas e a desanexação de processos.

Realiza-se na COP a consolidação de atos oficiais, no ambiente SIG-UnB, no que tange ao módulo de Colegiados, onde constam os documentos normativos produzidos pelos conselhos superiores da UnB.

A Coordenação também possui a responsabilidade para o estabelecimento de normas para os serviços postais da UnB, incluindo a expedição de documentos e objetos, por meio dos Correios.

A Coordenação de Protocolo é ainda a gestora fiscal do contrato administrativo entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) para a prestação dos serviços postais o que inclui a expedição de documentos e objetos. Nesta função a COP recebe as demandas via SEI das unidades da UnB. O serviço postal também inclui o recebimento de correspondências e objetos pelos Correios que ficam disponíveis na COP para a retirada por parte das Unidades da UnB.