O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil

 Expositor 03

 Legenda: Ruth Sousa. “Retrato de Jovem Karajá”. Marrom Van Dyke sobre papel Arches. 60 x 40 cm. 2023.

 

Descrição: Berta se apaixonou pelo estudo dos povos indígenas. Na foto: Indígena da comunidade Karajá.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 4-1

 

 

BERTA

 Legenda: Retrato de Berta Ribeiro (1952).

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 4-2

 

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Já morando em São Paulo, Berta matriculou-se no curso de Contabilidade e também aprendeu datilografia. Em 1950 iniciou o seu Bacharelado em Geografia e em História, na Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro. Já formada, no ano de 1953, começa a lecionar Geografia do Brasil para o então Segundo Grau (atual Ensino Médio) do Instituto Lafayette, tradicional colégio Tijucano da época. No mesmo ano, iniciou estágio na Divisão de Antropologia do Museu Nacional da então Universidade do Brasil. Lá dedicou-se à classificação dos adornos plumários  dos indígenas.  Publicou, ao longo de sua vida, vários trabalhos nesse campo, a começar por um estudo da arte plumária em colaboração com Darcy Ribeiro – Arte Plumária dos Índios Kaapor –, premiado pela Academia Brasileira de Letras. Em 1973, iniciou o mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de Lima, no Peru, que não chegou a concluir devido ao seu regresso ao Brasil. Sua dissertação tinha o seguinte título: Crianças trabalhadoras: trabalho e escolarização do menor em Lima, Peru. De volta ao Brasil, em 1974, Berta trabalhou na Editora Paz e Terra, realizando atividades de programação, editoração, revisão e preparo de textos. Como desejava retomar os estudos na área da Antropologia, em 1977 obteve uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq – Pesquisador B, para desenvolver o projeto “A arte do trançado dos índios do Brasil”. Nesse período, retornou aos estudos no curso de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, que concluiu em 1980, defendendo a tese: A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil. Nessa tese, Berta iniciou a elaboração de uma taxonomia das técnicas e formas do acervo cesteiro dos índios brasileiros. Segundo a própria titular, esse objetivo pôde ser plenamente atingido com a elaboração do seu Dicionário do Artesanato Indígena (1988).

 

Fontes: Callado, Ana Arruda. Berta Ribeiro: aos índios, com amor: uma biografia. 1.ed.- Rio de Janeiro: Batel, 2016.

Fundação Darcy Ribeiro. 2009. Fazimentos. Caderno 7: Berta Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 4-3

 

Imagens disponíveis no AtoM-UnB:

BGR foto i-00.1950 003: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-i-00-1950-003

DR FOTO_036_01: https://atom.unb.br/index.php/dr-foto-036-001

DR FOTO_036_02: https://www.atom.unb.br/index.php/dr-foto-036-002

DR FOTO_040_001: https://atom.unb.br/index.php/dr-foto-040-001

Arquivo Central - (ACE) · expositor 4-5