O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil

 Expositor 03

 Legenda: Ruth Sousa. “Indígenas Asuriní durante o rito de Pajelança Mharaka”. Marrom Van Dyke sobre papel Arches. 60 x 40 cm. 2023.

 

Descrição: Indígenas da etnia Asuriní durante o rito de Pajelança Mharaka. Registro feito por Fred Ribeiro em expedição com Berta Gleizer Ribeiro à Ipiaçava médio Xingu, Sul do Pará, entre março e abril de 1981.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 9-1

 

ARTE DO TRANÇADO E DA PALHA

 

A arte do trançado é uma das mais antigas que já se conheceu e se considerava à época, uma técnica caseira viva e atuante para o homem rural, apesar da progressiva destruição de sua matéria-prima. Ela era utilizada para transporte, para material de pesca, e até mesmo para trabalhar com a mandioca. Existiam muitas categorias de trançado, levando a uma diversidade considerável de estudos em torno desse fazer, que se pode considerar ancestral, principalmente para as comunidades indígenas que Berta visitara ao longo de sua vida.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 9-2

 

Mais fotos disponíveis no AtoM-UnB:

BGR FOTO tc_09_1977_002: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-tc-09-1977-002

BGR FOTO ep_00.1_191: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-191

BGR FOTO ep_00.1_215: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-215

BGR FOTO ep_00.1_201: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-201

BGR FOTO ep_00.1_475: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-475

BGR FOTO ep_00.1_183: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-183

BGR FOTO ep_00.1_411: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-411

BGR FOTO ep_00.1_204: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-204

BGR FOTO ep_001_220: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-00-1-220

BGR FOTO ep_11_1977a_56: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-ep-11-1977a-056