O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil

Expositor 03

Legenda: Ruth Sousa. “Menina Karajá segurando litxokó na Ilha do Bananal”. Marrom Van Dyke sobre papel Arches. 60 x 40 cm. 2023.

Descrição: Berta teve a grande alegria de receber a Ordem Nacional do Mérito Científico. Na foto:Menina Karajá contemplando litxokó do novo estilo.

BGR foto i-00.1950 002: https://atom.unb.br/index.php/bgr-foto-i-00-1950-002

Arquivo Central - (ACE) · expositor 14-1

DOCENTES EM VÁRIAS UNIVERSIDADES

Em 1987, Berta Ribeiro foi chamada a ser professora-visitante na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no âmbito do mestrado em História e Crítica da Arte. Retornou ao Museu Nacional, em setembro de 1988, como professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, tornando-se também bolsista do CNPq por ter obtido o primeiro lugar no concurso público para este cargo. Foi professora-visitante na Universidade de Campina Grande, na Paraíba, na Universidade Católica de Goiás, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e na Faculdade Latino-Aamericana de Ciências Sociais - FLACSO, em Quito, no Equador. Além de Antropologia, lecionava nas áreas de Museologia e Etnobiologia.

Arquivo Central - (ACE) · expositor 14-2

• Ordem Nacional do Mérito Científico: Em junho de 1995, Berta teve a grande alegria de receber a Ordem Nacional do Mérito Científico, em sua casa, das mãos de José Israel Vargas, Ministro da Ciência e Tecnologia da época. Esta premiação é concedida anualmente àqueles que se destacam nos diversos ramos da ciência. Sem dúvida, Berta teve uma carreira magnífica, notável produtividade, seriedade acadêmica, trabalho de caráter inovador referencial para a área de Etnologia, Indigenismo, além de seu comprometimento e amor aos povos originários do Brasil.

Arquivo Central - (ACE) · expositor 14-3