banner mudanca ace

O Arquivo Central (ACE) da Universidade de Brasília (UnB) está de casa nova. Para atendimento da comunidade universitária, agora o ACE está localizado no Bloco 3 do antigo complexo do CEBRASPE, ao lado do Centro de Ensino a Distância - CEAD (Bloco 1) e da Secretaria de Infraestrutura (Bloco 2).

A mudança do ACE é um sonho há muito tempo desejado pelos arquivistas e diretores que atuaram na gestão documental da UnB como Centro de Documentação (CEDOC) e, mais recentemente, como Arquivo Central. Historicamente localizado no Pavilhão Multiuso I, o Arquivo Central é o órgão central do Sistema de Arquivos da UnB (SAUnB) e teve sua expansão limitada pela ausência de espaço para depósitos que atendessem às demandas da comunidade. Agora, está sendo possível a concentração de acervos institucionais que se encontravam armazenados em locais inadequados. O espaço atualmente utilizado é mais amplo e seguro para a preservação de nossos acervos.

A preocupação com a gestão, preservação e acesso aos documentos da UnB é uma pauta contínua da Administração Superior da UnB, onde destacamos a aprovação da Política Arquivística pelo Conselho de Administração da Universidade em 2020 e agora a mudança para novas instalações. Um Sistema de Arquivos universitário forte garante otimização de recursos institucionais, promove o acesso aos documentos para tomada de decisão administrativa e favorece a formação com excelência no escopo do ensino, pesquisa e extensão.

Registramos agradecimento especial aos servidores do ACE, que empreenderam esforços e se mobilizaram para efetivar a mudança de instalações, e à Reitoria da Universidade, pela confiança nos profissionais de arquivo da UnB ao valorizar o sistema de arquivos da Universidade com o fortalecimento da atuação do seu órgão central: o Arquivo Central.

Na qualidade de órgão central da gestão de documentos, estamos confiantes que, à medida que formos tratando os documentos com as parcerias estabelecidas com as unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, continuaremos abrindo espaço para novas transferências, a partir da eliminação dos documentos passíveis de descarte.

Conclamamos a todos que façam a gestão de seus documentos ainda na idade corrente, quando os documentos estão nas unidades que o geraram, para que possamos dar vazão de forma eficaz às necessidades da Universidade. Mantemos a equipe do Arquivo Central disponível para colaborar em caso de eventual dúvida. Também é possível consultar a segunda versão do Manual de Gestão de Documentos , que traz uma série de informações bastante úteis e que podem ajudar muito no cuidado com nossos documentos. Acesse!

Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade de nossos serviços e com a comunidade universitária e agradecemos desde já pela compreensão.

Estamos disponíveis pelos canais:

Instagram: @unb.ace https://www.instagram.com/unb.ace/

Facebook: UnB.ACE Arquivo Central - UnB | Facebook