Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023 acontecerá a 23ª edição da Semana Universitária na UnB. E, o Arquivo Central (ACE), em parceria com o Instituto de Artes Visuais (VIS), sob a coordenação da Diretoria de Difusão Cultural, preparou uma exposição sobre o Protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil. O projeto LAFA - Laboratório de Fotografia Alternativa - atuou na aplicação da técnica Marrom Van Dyke sobre papel aquarela nas fotografias e documentos custodiados pela Fundação Darcy Ribeiro tratados pelo Arquivo Central, o que resultou nesta exposição. As imagens apresentadas foram produzidas artesanalmente pela professora e artista Ruth Sousa, com o auxílio de estudantes do Instituto de Artes da UnB. O processo envolveu a mistura de reagentes químicos a base de prata, a sensibilização de papéis, a exposição à luz UV e a revelação manual de cada uma das imagens. Desta forma, a professora resgatou este processo histórico anterior à fotografia industrial, apresentando uma nova leitura às imagens do acervo. Cabe destacar também que as imagens em marrom van dyke tradicionalmente são de pequeno formato, por limitações técnicas, e nesta exposição a artista se propôs o desafio de produzir as imagens em grande formato.

A exposição abrange aspectos da vida pessoal de Berta Ribeiro; primeiras expedições em aldeias indígenas; formação acadêmica; registros da arte plumária, da arte do trançado, e dos costumes indígenas, além de exposições e publicações que retratam a cultura indígena do Brasil. Tem o apoio também da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Diretoria de Acessibilidade (DACES) e UnBTV.

A exposição ocorrerá no Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como Beijódromo, no Campus Darcy Ribeiro da UnB.

Clique aqui e venha conferir os painéis da exposição!