Esta exposição foi concebida no âmbito da 23ª Semana Universitária da Universidade de Brasília cuja temática está relacionada ao protagonismo feminino na construção de um futuro melhor para o país e para o mundo. E, com toda certeza, Berta Ribeiro - tão conhecida por ser esposa Darcy Ribeiro - representa muito bem mulheres, pessoas e profissionais desbravadoras e incansáveis em suas múltiplas áreas de atuação.
Esta exposição é uma ação conjunta do Arquivo Central (ACE) com o Instituto de Artes Visuais (IDA) coordenada pela Diretoria de Difusão Cultural (DDC), por meio do Edital DEX CUC 2023. O projeto LAFA, sob a coordenação da Prof. Dra. Ruth Sousa, atuou na aplicação da técnica Marrom Van Dyke sobre papel aquarela e produção de obras de artes a partir das fotografias da Fundar tratados pelo Arquivo Central, o que resultou nesta exposição.
A exposição se propôs a abranger aspectos da vida pessoal de Berta Ribeiro, primeiras expedições em aldeias indígenas, formação acadêmica, registros da arte plumária, da arte do trançado, e dos costumes indígenas, além de exposições e publicações que retratam a cultura indígena do Brasil.
Abaixo, vocês poderão ter acesso de forma virtual às imagens, documentos complementares e alguns recursos de acessibilidade, como audiodescrição.
Acesse cada um dos painéis e aproveite!