O PROMEMEU foi uma coleção criada por alunos do curso de História da Universidade de Brasília que elaboram, na década de 80, o PROMEMEU – Projeto Memória do Movimento Estudantil. Articulando os conhecimentos adquiridos ao longo de suas graduações com a experiência dos estágios na área de Arquivologia, os idealizadores do projeto deram início um processo de coleta, de seleção e de tratamento de documentos que se tornaria, posteriormente, acervo e fonte de pesquisa histórica.
Clique aqui e acesse a coleção do PROMEMEU disponibilizada na Plataforma de Acesso e Difusão AtoM da UnB.Para ter acesso à identificação completa dos documentos da coleção PROMEMEU, clique aqui.
O Projeto Memória do Movimento Estudantil foi uma iniciativa de um grupo de estudantes e professores de centros acadêmicos da UnB (História, Geografia, Ciência da Computação, Desenho, Matemática, Engenharia Mecânica e Processamento de Dados) que, além de atuar na luta pela redemocratização, desenvolveu um inédito trabalho de organização e manutenção de documentos do período militar. O projeto iniciou-se na década de 1980, porém a sua data de existência refere-se à data de acumulação de documentos do PROMEMEU.
Motivados pelo senso de responsabilidade para com a preservação da memória estudantil, jovens alunos do curso de História da Universidade de Brasília elaboraram, na década de 1980, o Projeto SIDOCAH - Sistema de Informação, Documentação e Arquivo do Centro Acadêmico de História da UnB, cujo principal objetivo era fazer a ordenação e o tratamento da massa documental presente no CA do curso, visando à preservação, ao resgate e à divulgação de sua história. A ampliação desse trabalho deu origem ao PROMEMEU - Projeto Memória do Movimento Estudantil, que incluiu o mapeamento dos documentos existentes nas diversas entidades de representação estudantil da UnB e o tratamento da documentação proveniente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos de História e Arquitetura.
Esta coleção contém atas de reuniões, cartazes, panfletos, papéis administrativos e uma série de outros registros do regime de exceção.
Veja o documentário "PROMEMEU: história e memória em construção" produzido pelo então Centro de Documentação da UnB (atual Arquivo Central), em parceria com a UnBTV, fruto do projeto "Dialogando com PROMEMEU", contemplado pelo edital em comemoração aos 50 anos da Universidade.