O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil

 

BERTA DESÂNA

 

Em 1978, Berta conheceu o Alto Rio Negro – no noroeste Amazônico, compreendendo os rios Tiquié, Uaupés e Ayri (afluente do Rio Içana). Também conheceu os grupos indígenas Tukâno, Tariana, Hohode e Desâna. Com os Desâna conviveu estreitamente, centrando neles os seus estudos. Na aldeia São João, às margens do Rio Tiquié, vivia a família Lana – Firmino, Catarina (ou Catá), Luiz, Joana Darc (ou Darque), Feliciano, Mada e outros. Com eles estabeleceu uma relação ainda mais estreita. Uma amizade e colaboração que duraria até o final de sua vida. Era na casa da família Lana que Berta ficava quando estava entre eles. Hospedava-se na casa de Luiz Lana, seu principal informante.

 

Nesta primeira visita à aldeia, Berta teve acesso, por meio do Padre Casemiro Beskta, às anotações que deram origem à obra Antes o mundo não existia. Berta ajudou a publicar e prefaciou e atribuiu a autoria à Firmino Lana e Luiz Lana, pai e filho, cujos nomes em Desâna são Unúsin Panlon Kumu e Tolamãn Kenhíri.

 

Além do livro, o trabalho de campo deu origem à exposição Os índios das águas pretas: uma área cultural no noroeste amazônico, montada no Museu Nacional em 1980. Já a narrativa coletada a partir deste momento rendeu a animação Gaín Pañan e a origem da pupunheira que ele trouxe do mundo invisível dos peixes, feita na década de 1990, na Escola de Comunicação da UFRJ. Este projeto foi coordenado pelo professor Luiz Fernando Perazzo, contou com uma equipe de 4 profissionais e 4 bolsistas. Em sua última etapa, - pintura de aproximadamente 3.800 desenhos, a equipe chegou a contar com 30 colaboradores voluntários, sendo finalizado após 2 anos de de muito trabalho.

 

Durante a estadia entre os Desâna, Berta acompanhava as mulheres na roça, colhia mandioca, ajudava a carregá-las, replantava as manivas e aprendia os pratos e bebidas feitas desta raiz. Também recolhia novas ilustrações de Luiz Lana e seu primo, Feliciano Lana.

 

Fontes:

Callado, Ana Arruda. Berta Ribeiro: aos índios, com amor: uma biografia. 1.ed.- Rio de Janeiro: Batel, 2016.

Fundação Darcy Ribeiro. 2009. Fazimentos. Caderno 7: Berta Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 10-1

 

 

Vídeo: BGR AVI 064 trata do desenho animado: [Gaín Pañan e a origem da pupunheira]

 

A animação conta a lenda da origem da pupunheira, árvore nativa da floresta amazônica, segundo a mitologia indígena Desâna. Personagens e cenários foram criados a partir de 47 desenhos do indígena Desâna Feliciano Lana.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 10-2

 

DESENHO

 

bgr foto fl 00.1978.2 001 1

 No AtoM: Atom: https://www.atom.unb.br/index.php/bgr-foto-fl-00-1978-2

 

Descrição: desenhos feitos por Unúsin Panlon Kumu (Luis Lana) e Tolamãn Kenhíri (Feliciano Lana), indígenas desânas. Os desenhos figuram as lendas míticas do povo acerca da criação do mundo que originou o livro “Antes o Mundo não Existia”.

 

Arquivo Central - (ACE) · expositor 10-3