O Arquivo Central (ACE) é órgão de natureza complementar da Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), responsável pela proposição e implementação da política arquivística da Fundação Universidade de Brasília, da coordenação de seu Sistema de Arquivos (SAUnB), do desenvolvimento da gestão de documentos arquivísticos e sua preservação, visando facilitar o acesso e a divulgação das informações.
O ACE constitui-se como órgão de apoio à administração, à memória institucional e ao desenvolvimento científico e tecnológico, de acordo com os interesses da Fundação Universidade de Brasília- FUB/UnB e possui os seguintes objetivos:
• Propor a política arquivística compatível com as necessidades de gestão de documentos, agilidade da informação e eficiência administrativa;
• Promover a interação e a interdependência das unidades responsáveis pela produção e acumulação de documentos arquivísticos;
• Assegurar as condições de preservação e acesso ao patrimônio documental arquivístico, na defesa dos interesses da FUB/UnB; e
• Assegurar o cumprimento de normas e legislação vigentes relacionadas à área arquivística.
Organograma da Universidade de Brasília
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Organograma do Arquivo Central
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HISTÓRICO
Quando a Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB) foi criada, em dezembro de 1961, constava no seu planejamento a proposta de instalação de uma Biblioteca Central, de um “Museu da Civilização Brasileira” e um “Museu da Ciência”. Não havia menção à criação de um Arquivo Central ou qualquer outra unidade de arquivo com nome similar.De fato, a única unidade criada no período, com espaço específico para o desempenho das suas atividades, foi a Biblioteca Central. O fato de a criação de um Arquivo Central não ser mencionado no projeto da Universidade talvez se deva à compreensão, naquele período, que a responsabilidade e a guarda da documentação coubessem à Biblioteca Central ou aos próprios Institutos e Faculdades.
Segundo os registros disponíveis, somente nos anos 1980 surgem iniciativas de se criar um Arquivo que abrangesse a guarda e o acesso à documentação produzida pela Universidade. Em maio de 1985 ocorre o Seminário sobre Comunicação e documentação administrativa da FUB – Esforços da Seção de Protocolo e Arquivo para criar os Depósitos de Arquivo de 2ª e 3ª Idade.
Ato da Reitoria n. 345,
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Ato da Reitoria n. 596,
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Resolução da Reitoria n. 125,
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Resolução do CONSUNI n. 2
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Em Junho de 1986 é criado um Grupo de Trabalho Pró-Criação do Núcleo de Documentação e Estudos sobre a UnB – grupo interessado na restauração e preservação do acervo documental da Universidade de Brasília que propõe a criação do Núcleo de Documentação e Estudos sobre a Universidade de Brasília (NDOC). A finalidade deste Núcleo era criar, nesta estrutura inicial, o Setor de Pré-Arquivo, até que fosse implantado o Arquivo de Custódia Permanente. Dois meses depois foi criado, provisoriamente, o Centro de Documentação e Arquivo da Universidade de Brasília – CEDAQ, de acordo com o Ato da Reitoria n.º345, 25 de agosto de 1986.
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Mais tarde, já constituído como Centro de Custo, foi denominado Centro de Documentação (CEDOC) pelo Ato da Reitoria n.º596, de 24 de outubro de 1988. Desde 1997 o CEDOC passou a ser órgão de assessoramento, vinculado à Vice-Reitoria, por meio do Ato da Reitoria n.º2299, de 08 de dezembro de 1997. Enquanto CEDOC, a unidade promoveu ações significativas de Microfilmagem de documentos e atuou em projetos de Restauração com constituição de laboratório próprio. Em 2009, no escopo de um processo de reestruturação da Universidade de Brasília, o CEDOC foi objeto de estudo pela Comissão de Modernização e Reestruturação da UnB, sendo considerado como uma das unidades a ser modernizada, razão pela qual foi criado Grupo de Trabalho específico, no âmbito da Comissão, para analisar a reestruturação do Centro.
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Com o foco na gestão de documentos arquivísticos, ainda não implementada efetivamente na UnB, o GT de reestruturação indicou, dentre outras ações, a vinculação da Subsecretaria de Comunicação Administrativa (SCA) ao Centro de Documentação (CEDOC). Essa Subsecretaria possuía como atribuições as atividades de protocolo, incluindo registro e autuação de processos da Universidade. Também realizava a Publicação de Atos oficiais no Diário Oficial da União e atuava como gestora do Contrato de expedição de objetos junto aos Correios. A vinculação da SCA ao CEDOC foi fundamental para se obter o controle e gerenciamento dos documentos desde o seu início, oportunizando o aperfeiçoamento de processos administrativos e melhorias no atendimento à comunidade universitária e à população em geral.
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Entre 2012 e 2013, a Administração Superior da UnB promoveu a continuidade dos estudos de reestruturação do CEDOC, agora vinculado à Subsecretaria de Comunicação Administrativa (SCA). Com a edição da Resolução do CONSUNI n. 2/2014, o CEDOC e a SCA foram extintos e o Arquivo Central (ACE) foi criado. Suas atribuições foram definidas no Regimento Interno do ACE, aprovado pelo CONSUNI por meio da Resolução n. 19, de 24 de julho de 2015.
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