O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil
Descrição: Berta Gleizer Ribeiro durante expedição à aldeia Kadiwéu. Ao fundo, os indígenas.
APRESENTAÇÃO
A exposição O protagonismo de Berta Ribeiro na disseminação da cultura indígena no Brasil abrange aspectos da vida pessoal de Berta Ribeiro, primeiras expedições em aldeias indígenas, formação acadêmica, registros da arte plumária, da arte do trançado, e dos costumes indígenas, além de exposições e publicações que retratam a cultura indígena do Brasil.
É uma ação conjunta do Arquivo Central (ACE) com o Instituto de Artes Visuais (IDA) coordenada pela Diretoria de Difusão Cultural (DDC), por meio do Edital DEX CUC 2023. Representa os seguintes projetos: Revisitando o passado para dar luz ao futuro: Acervos de Darcy e Berta Ribeiro – parte 2 e Exposição LAFA: 10 anos. O primeiro tem como objetivo dar continuidade ao projeto de difusão e acesso ao acervo de Darcy e Berta Ribeiro. Já segundo, Laboratório de Fotografia Alternativa (LAFA), visa realizar exposições e oficinas em comemoração aos 10 anos de atuação do grupo em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de fotografia experimental, em especial as técnicas fotográficas do século XIX. O projeto LAFA atuou na aplicação da técnica Marrom Van Dyke sobre papel aquarela nas fotografias e documentos custodiados pela Fundação Darcy Ribeiro tratados pelo Arquivo Central, o que resultou nesta exposição. As imagens apresentadas foram produzidas artesanalmente pela professora e artista Ruth Sousa, com o auxílio de estudantes do Instituto de Artes da UnB. O processo envolveu a mistura de reagentes químicos a base de prata, a sensibilização de papéis, a exposição à luz UV e a revelação manual de cada uma das imagens. Desta forma, a professora resgatou este processo histórico anterior à fotografia industrial, apresentando uma nova leitura às imagens do acervo. Cabe destacar também que as imagens em marrom van dyke tradicionalmente são de pequeno formato, por limitações técnicas, e nesta exposição a artista se propôs o desafio de produzir as imagens em grande formato.
Esta ação teve o apoio da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), da qual se obteve a cessão do direito de uso das imagens; da Diretoria de Acessibilidade (DACES/DAC), que disponibilizou recursos de acessibilidade em libras e audiodescrição para alcançar o público de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais específicas. Teve também apoio da UnBTV, q qual realizou a edição de vídeos, além de divulgar matérias da exposição; e, por fim, apoio da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX), que concedeu bolsas por meio do Edital Casas Universitárias de Cultura (CUC) nº 02/2023, e outros recursos financeiros.
Acesse o QR Code de cada imagem para materiais complementares sobre a exposição e também para os recursos de acessibilidade.
Organização
Curadoria: Thiara de Almeida Costa – Arquivista do Arquivo Central
Artista: Profa. Ruth Moreira de Sousa Regiani – Instituto de Artes Visuais
Equipe do Arquivo Central:
Daniel Victor de Souza Barreira e Lira
Miguel Campelo de Melo Ferraz
Rafael Augusto Rosa
Rodrigo de Freitas Nogueira
Equipe do Instituto de Artes:
Antonio Joffily
Helenice Assis Vespasiano
Lazuli Albernaz Araújo
Bolsistas:
Amanda Teixeira de Sousa
Giulia Pires Taveira Neiva
Gustavo Irineu de Sousa
Julya Primo Vieira de Lima
Voluntários:
Ana Lucia Pereira Souza
Gabriel Mesquita Vasconcelos
Joao Lucas Do Prado Souza
Lidia Sena Batalha Ferraz
Matheus Silva Rodrigues
Sara Teixeira Valadares
Faculdade de Ciência da Informação:
Prof. Cynthia Rocaglio
Audiodescrição:
Carolina Dias Pinheiro
Daniele Barbosa Cristina de Morais
Hetyanny Campos
Leonardo Ribeiro Mazulo