
Dia Internacional das Mulheres
Oito de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, a data foi oficializada no ano de 1975 pela Organização das Nações Unidas, reflexo dos movimentos sociais daquele período, que reivindicavam melhores condições trabalhistas, respeito e dignidade.
Atualmente, o Dia Internacional das Mulheres evidencia a necessidade de reflexão sobre as condições femininas nas diversas esferas existentes, a luta contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e outras injustiças ainda presentes. A data também serve de marco para celebrar as conquistas, relembrar aquelas que foram vítimas de violência e continuar a luta pela garantia de seus direitos.
Neste sentido, a Universidade de Brasília tem papel importante, pois é um espaço que permite o debate dessas questões e contribui para a visibilidade e a promoção da igualdade de gênero. Na UnB, elas fazem a diferença, realizam desde atividades rotineiras a atribuições de alta complexidade, como participar da gestão da Universidade.
Além de ocuparem cargos da Alta administração da UnB, elas desenvolvem o seu lado artístico, cuidam de seus orientandos, produzem pesquisa, transmitem conhecimento, são autoras de sua própria história! São inúmeras… Não conseguimos nomear todas, mas, podemos afirmar que foram e são essenciais.
Parte dessa trajetória está registrada em documentos custodiados pelo Arquivo Central da Universidade de Brasília. Dentre eles, está a coleção da professora Helena Barcellos, que reúne documentos dos gêneros bibliográfico, filmográfico, iconográfico, sonoro e textual.
Na UnB, Helena Ribeiro Sanches Barcellos foi responsável pela criação do curso de Artes Cênicas. Ela atuou como Coordenadora de Habilitação de Artes Cênicas e Chefe do Departamento de Desenho do Curso de Educação Artística, Desenho e Plástica. Seu trabalho foi primordial para o desenvolvimento do curso de Artes Cênicas na UnB. Em homenagem, o Instituto de Artes possui um Teatro no Departamento de Artes Cênicas que leva o seu nome.
Também possuímos parte do acervo de outra artista, a educadora Stella Maris de Figueredo Bertinazzo. Ela atuou no Departamento de Artes Visuais, foi responsável pela organização do Ateliê de Xilogravura, e desenvolveu pesquisas na área da gravura.
Dispomos de registros fotográficos da produção de xilocalendários do ano de 1996 e documentos que tratam do processo de pesquisa da Xilografia pela professora Stella Maris.
Elas fazem a diferença
Abaixo apresentamos algumas fotografias de nosso acervo fotográfico.





Fizemos um post especial para esse dia no nosso Instagram. Acesse aqui:

Reconhece alguém nas fotografias? Nos ajude a identificar o nosso acervo! Para saber mais sobre os documentos citados acima, acesse www.atom.unb.br ou entre em contato conosco pelo e-mail coap@unb.br.
Referências:
Estamos disponíveis pelos canais:
Direção do Arquivo Central: arquivocentral@unb.br
Apoio Administrativo: 3107-5801 / arquivocentral@unb.br
Coordenação de Protocolo: 3107-6284 / cop@unb.br
Coordenação de Gestão de Documentos: 3107-6109 / coged@unb.br
Serviço de Microfilmagem: 3107-5870 / coged@unb.br
Coordenação de Arquivo Permanente: 3107-6108 / coap@unb.br
Instagram: @unb.ace https://www.instagram.com/unb.ace/
Facebook: UnB.ACE Arquivo Central – UnB | Facebook




