A Coordenação de Arquivo Permanente (COAP) tem como finalidade custodiar e dar acesso aos documentos arquivísticos permanentes da Universidade de Brasília, bem como aos que porventura forem recebidos como objeto de doação ao Arquivo Central da UnB.

 

O acervo arquivístico de caráter permanente da FUB/UnB é preservado devido o seu valor histórico, testemunhal, de prova, de referência ou como fonte de pesquisa. Embora a Lei de Arquivos, nº 8.159/91, atribua ao Arquivo Nacional a responsabilidade de guardar e dar acesso à documentação permanente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES); são as IFES que têm, de fato, assumido a responsabilidade pela guarda física e pela divulgação desses acervos ao público.

 

Assim, a Coordenação de Arquivo Permanente é responsável, dentre outras atividades, por estabelecer procedimentos e técnicas para o as ações de recolhimento, organização, tratamento, descrição e divulgação dos documentos arquivísticos permanentes; tal como dar parecer sobre doações e incorporações ao acervo do Arquivo Central.

 

O acervo permanente, sob custódia do Arquivo Central, é constituído por conjuntos documentais da Administração Superior (Reitoria, Conselhos e Decanatos), Institutos e Faculdades, Centros de Pesquisa, Órgãos Complementares e outras unidades administrativas e acadêmicas da Universidade. Produzidos desde 1962, os documentos custodiados são, em sua maioria, textuais e fotográficos; e estão disponíveis para consulta presencialmente no Arquivo Central, estando, boa parte, disponibilizada na plataforma de acesso e difusão AtoM da UnB.

 

A consulta ao arquivo permanente é de acesso livre, à exceção da documentação que contenha informações restritas ou sigilosas, conforme as hipóteses legais existentes no direito brasileiro, em que se destaca a Lei de Acesso à Informação, nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

 

Contatos da Coordenação de Arquivo Permanente (COAP): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 3107-5801.