Acervo fotográfico – AtoM e Flickr

O Arquivo Central da UnB custodia o rico acervo arquivístico da Universidade de Brasília. Nele, podemos encontrar diversos documentos importantes da Universidade, Atos da Reitoria, Resoluções dos órgãos Colegiados da Universidade, entre tantos outros produzidos e acumulados desde sua criação até os tempos atuais.

De maneira especial, tem-se o acervo fotográfico da UnB. Esse conjunto documental é formado por registros históricos da construção da Universidade, de sua inauguração, das personalidades que por aqui passaram e, também, do dia-a-dia da vida universitária. Com o intuito de difundir e dar acesso a esse rico material arquivístico, o ACE faz uso, desde 2015, da plataforma de Acesso e Difusão AtoM. A ferramenta é voltada para a descrição arquivística, técnica de processamento dos documentos de arquivo para permitir sua busca e recuperação. O público que normalmente usa o AtoM é mais acostumado às terminologias da arquivística, como profissionais da informação (arquivístas, bibliotecários, museólogos) e pesquisadores (historiadores, antropólogos, arquitetos entre outros).

Todavia, observou-se a necessidade da adoção de mais uma plataforma que complementasse a experiência do AtoM e que fosse voltada a um público mais geral. É nesse contexto que o Arquivo Central passou a utilizar o site Flickr. A simplicidade na disposição da informação descritiva da imagem, a possibilidade do usuário fazer um comentário à foto postada, foram características que pesaram na escolha desse site. Há uma mescla entre qualidades de uma rede social tradicional (Facebook e Instagram) e um espaço especializado em conteúdo fotográfico voltado ao uso mais profissional.

Coordenação de Arquivo Permanente (COAP) é a unidade responsável, no ACE, de realizar todo esse trabalho de descrição arquivística dos materias do AtoM e da curadoria do material que está disponibilizado do Flickr. O Coordenador do Arquivo Permanente, Rafael Rosa, explica que “o acesso aos documentos deve ser a finalidade dos trabalhos de um arquivo, especialmente ao se tratar de um arquivo de uma Instituição de Ensino Superior. A documentação e suas informações devem estar disponíveis ao ensino, pesquisa e extensão e também à comunidade externa. Por isso, ações como a descrição dos documentos, a digitalização e o uso das tecnologias da informação são elementares no dia-a-dia do trabalho do Arquivo Central”.

AtoM

AtoM (acrônimo para Access to Memory) é um sistema de descrição e difusão de documentos criado com base em normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), implementado na Universidade de Brasília pelo Arquivo Central (ACE) a partir da necessidade de se divulgar o acervo físico da UnB por meio de uma plataforma digital. É um programa que pode ser acessado por qualquer pessoa, independentemente de cadastramento, pelo site https://www.atom.unb.br/.

Até o final de 2015, quando foi efetivado o uso do AtoM na UnB, as demandas por arquivos do acervo físico eram feitas por pesquisa individual, o que dificultava bastante o acesso, uma vez que o número de documentos arquivados é muito alto. Nesse sentido, era necessário fazer uma descrição do documento a ser pesquisado, para que, então, a equipe do ACE pudesse escanear e enviar por e-mail ao demandante, o que deixava o processo muito demorado.

AtoM, por sua vez, automatiza a pesquisa com a disponibilização prévia dos documentos na plataforma, com a respectiva descrição de cada documento. Mesmo sem guias ou catálogos, o usuário externo e interno tem um instrumento de pesquisa robusto e instantâneo à coleção documental da UnB. No caso de pesquisa por fotografias da UnB, que é a maior coletânea do sistema (atualmente com mais de quatro mil fotografias), deve-se fazer a pesquisa e selecionar quais imagens necessita. Caso o usuário queira ter acessos a fotografias em alta resolução, de posse do código do arquivo, basta entrar em contato pelos e-mails coap@unb.br (preferencial) ou arquivocentral@unb.br, pedindo pela imagem em alta resolução.

O uso dessa plataforma significa uma oportunidade de diminuir a burocracia na conexão entre o usuário e o acervo da UnB, o que aumenta bastante a velocidade e a chance de a pesquisa ser bem-sucedida, já que, com mais agilidade no acesso, mais arquivos podem ser examinados. Ademais, ressalte-se que, por ser o AtoM um software livre, não há custos adicionais à administração pública.

Flickr

Além do AtoM, as redes sociais são importantes instrumentos para a difusão do acervo, tanto por dar acesso imediato a fotografias quanto por divulgar o acervo da Universidade de Brasília. Pelo Instagram do Arquivo Central e pelo Flickr, o usuário conhecerá algumas imagens, sendo direcionado ao AtoM e toda sua coleção documental.

No Flickr, o ACE fez uma curadoria com álbuns do acervo:

  • Construção do Campus Universitário Darcy Ribeiro – Álbum fotográfico com imagens aéreas da construção do Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB);
  • Resultado primeiro PAS – Álbum fotográfico com imagens do resultado do primeiro Programa de Avaliação Seriada (PAS), de 1999;
  • Construção do CO – Álbum fotográfico com imagens aéreas da construção do Centro Olímpico (CO) da Universidade de Brasília. Arquivo Central (UnB);
  • Dalai Lama na UnB – Álbum fotográfico com imagens da entrega do Título Honoris Causa ao líder espiritual Dalai Lama durante o Colóquio da Paz;
  • Inauguração da UnB – Álbum fotográfico com imagens sobre a inauguração da Universidade de Brasília (UnB), em 1962, em cerimônia realizada no auditório Dois Candangos.

Novos álbuns serão adicionados ao Flickr do Arquivo Central, fiquem de olho!