O Legado Artístico e Acadêmico da Professora Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo na UnB
FORMAÇÃO ACADÊMICA
A Professora Stella Maris iniciou sua formação acadêmica ainda jovem, ingressando no curso de Gravura aos 17 anos, em 1965, e formando-se em 1968 pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1969, concluiu uma especialização intitulada O Filme sobre Arte, na área de Cinema e Artes Plásticas.
Entre outubro e dezembro de 1973, realizou o Corso Medio di Lengua, Letteratura, Storia Civile e Storia Dell'Arte Italiana em Perugia, Itália. De 1973 a 1976, cursou História da Arte e História da Arte Portuguesa na Escola Superior de Arquitetura e Belas Artes de Lisboa e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes. Em 1975, concluiu o curso de Barroco e Rococó, sendo reconhecido como Aluna Extraordinária.
Entre 1984 e 1985, cursou o mestrado em Artes Plásticas na New York University, sob a orientação da professora Angiola Churchill, tratando sobre “Suportes não convencionais em Xilogravura”. Por diversas vezes foi premiada nos mais importantes salões nacionais dos anos 1960 e 1970, por suas pesquisas na área de gravura e objetos, tendo por isso recebido o título “Destaque nas Artes e revelação 1968”, conferido pela SFMG e Diários Associados.
Abaixo seguem alguns documentos referentes à sua formação acadêmica:
Legenda: Identidade estudantil de 1966 – Curso Belas Artes (Item 6 – material CAL).
Legenda: Declaração de Participação durante o ano letivo de 1975-1976 como aluna extraordinária da disciplina "BARROCO e ROCOCÓ".
Legenda: Diploma da formação em gravura.
Legenda: Capa do trbalho "Síntese da pesquisa: O filme sobre arte".