O Legado Artístico e Acadêmico da Professora Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo na UnB

 

 

XILO NOS ARES

 

Brasília, por coincidência ou não, era considerada o palco ideal para o projeto dos xilos-pipas, que exaltava a beleza e a grandiosidade do céu do cerrado. No aniversário de 30 anos da cidade, a Professora Stella Maris idealizou esse projeto com três objetivos principais: despertar nas crianças o amor e o respeito por Brasília, por meio do conhecimento de suas raízes e da apreciação de sua beleza; divulgar e promover, entre crianças acima de 11 anos, a técnica da xilogravura, muitas vezes desconhecida; e revitalizar o espírito lúdico dos brasilienses por meio de uma brincadeira ancestral. A pipa, agora voltando a ganhar popularidade, é comemorada não pela competição, mas pelo seu valor estético e poético.

 

 

Baseado no documento: Projeto: A xilo nos ares no aniversário da cidade.

Trecho da Apresentação da Xilo nos Ares II”, por Stella Maris Figueiredo

“Não são os materiais sofisticados que garantem a obra de arte. Esta é a lição do cordel. Então porque não explorar, paralelamente a práxis clássica, modos mais realistas e igualmente válidos? Papel Fabriano  e Rives sim, mas também entretela de alfaiate, papel de embrulho, papel de pão e o esquecido papel de seda. Madeiras nobres sim (paradoxalmente caríssimas e já difíceis de encontrar num país que tem madeira no nome), mas também tábua de carne, vulcapiso, etc.".

 

Xilo em álbuns, nas paredes e também nos ares, contra o céu generoso de Brasília, acrescentando conotações novas à sua linguagem e a sua condição democrática de múltiplo; acoplar a xilo aos nossos líricos papagaios, arrraias, pandorgas, pipas de interior e “turísticas”.

 

Outro importante projeto representado pela Professora Stella Maris no cenário internacional foi o festival Touch the Sky, realizado em Ottawa, Canadá, em maio de 1988. O convite veio como reconhecimento por sua pesquisa inovadora sobre suportes alternativos para gravuras. Explorando padrões, bandeiras, peneiras e bastidores, sua investigação levou até as pipas, onde conseguiu unir arte e liberdade de expressão em um resultado surpreendente. A apresentação foi um verdadeiro sucesso!

Outros documentos disponíveis no acervo pessoal da Professora Stella Maris custodiado pelo Arquivo Central:  

  1. Aquilo nos ares, texto: Professora Grace Maria de Freitas
  1. Cartaz: Pipa from Brazil
  1. Cartaz: Xilo nos ares Trajetória
  1. Convite: Amostra Xilo nos ares II
  1. Manual: Arte de fazer pipa
  1. Projeto: Xilo nos ares no aniversário da cidade
  1. Texto: Edição xilo pipas com desenho da bandeira da UnB
  1. Trecho de apresentação Xilo nos ares II
  1. Reportagem: Pipa da UnB faz sucesso no exterior
  1. Reportagem: A UnB na Guiana Inglesa
  1. Texto: Xilo nos ares II
  1. Relatório: Touch the Sky - Canadá 1988