O Arquivo Central da Universidade de Brasília (ACE/UnB) foi criado pela Resolução do Conselho Universitário nº 0002 de 2014, em 19 de fevereiro de 2014. A Resolução emendou o Estatuto da Universidade e inseriu o ACE em sua estrutura como órgão complementar, o que significa que, além de suas atividades administrativas de apoio à comunidade acadêmica, a unidade exerce atividades na área-fim da UnB no apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.
Derivado do antigo Centro de Documentação, o Arquivo Central completa, em 2023, 9 anos. Atuando em várias frentes, como o registro e expedição de documentos e objetos, a classificação, avaliação e eliminação de documentos, o ACE participa ativamente na construção e preservação da memória da Universidade. Ademais, preocupado em manter a eficiência administrativa e acadêmica, trabalhou na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e atua na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na UnB. Além disso, diariamente, auxilia nos processos de tomada de decisão e na recuperação de documentos.
Com foco na gestão administrativa e na pesquisa em seus acervos, o ACE está localizado no Pavilhão Multiuso I, bloco B, primeiro andar. Estamos de portas abertas à comunidade.
Conheça mais sobre as atividades do Arquivo Central no Regimento Interno e na carta de serviços disponível na nossa página inicial: https://arquivocentral.unb.br/
Para comemorar esses nove anos, lançamos a série Entender o Arquivo, que pode ser acessada aqui.
Entre em contato pelo telefone: 3107-5801
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nosso acervo digitalizado pode ser consultado no AtoM-UnB https://atom.unb.br/
Imagens: Placa externa no Prédio Multiuso I do Campus Darcy Ribeiro; servidores do Arquivo Central/UnB.