O Legado Artístico e Acadêmico da Professora Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo na UnB

 

 

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

 

 

 00113 32

Legenda: Professora Stella Maris trabalhando no Ateliê de xilogravuras. Arquivo Central da UnB. Disponível em: https://www.atom.unb.br/index.php/00113-32.

 

Stella Maris começou a se destacar como gravadora no final da década de 1960. Em 1970, foi uma das representantes de Minas Gerais na Bienal de São Paulo e, nesse mesmo ano, viajou para realizar estudos em Portugal e Itália. Entre 1981 e 1982 foi bolsista da Tokyo National University of Fine Arts and Music (Japão).

 

Ingressou como professora colaboradora na Universidade de Brasília em 1979. Posteriormente, tornou-se professora Assistente IV em 1983. Organizou o Ateliê de Xilogravura no então Departamento de Desenho. Participou ativamente no desenvolvimento de pesquisas na área da gravura, desenvolvendo novos materiais e suportes. Aposentou da Universidade de Brasília em dezembro de 1995. No entanto, permaneceu na instituição como Pesquisadora Associada Adjunta e logo credenciada como Pesquisadora Associada Sênior, até o seu falecimento, em 2001. Também foi professora de Gravura na Faculdade Dulcina de Moraes de agosto/1996 a setembro/1997. Ajudou a criar a primeira Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (ANPAP), na qual foi vice-presidente de 1993 a outubro de 1995.  Como artista plástica, participou de mais de cinquenta mostras no Brasil e exterior, incluída uma individual em New York. Foi coordenadora do I Festival Latino-Americano de Arte e Cultura (FLAAC).

 

“...Mais de 30 anos de atuação artística e profissional intensa, qualificada (prêmios e distinções) e original (bolsas e pesquisas) frequentando as melhores escolas do país e do mundo (inclusive como convidada), dedicando-me não só à teoria e à prática das Artes Plásticas como também à Arte da Educação, ao Design, à Cerâmica, à Comunicação Visual, Museologia, Museografia, Folclore, Cinema, Fotografia e Literatura, experiência essa que supera qualquer estrutura de Pós-Graduação, qualitativa e quantitativamente, onde percorri os principais caminhos de aperfeiçoamento então existentes, além de ter colaborado para o desbravamento de outros. O resgate de conhecimentos com ex-libris, e a introdução de novos conhecimentos como ukiyo-e (técnica de gravura oriental), para não falarmos da escultura em vidro cristal – e o enfoque da pipa como objeto estético, são fatos que trouxeram um aporte epistêmico e investigativo, revolucionários, ao meu trabalho, pessoal e de ensino que equivaleriam a várias teses de per si."

 

(Documento denominado Memorial, 16 de outubro de 1997)

 

 

Abaixo seguem alguns documentos referentes à trajetória profissional da Professora Stella Maris: