O Legado Artístico e Acadêmico da Professora Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo na UnB

 

 

 EX-LIBRIS

 

Como muito bem descrito em seu livro, ex-libris são pequenos selos ou carimbos usados para marcar a propriedade de um livro, incontestável e universal, muitas vezes com um desenho personalizado e elementos decorativos. “Tais vinhetas surgiram da necessidade de se atestar a pertença de um livro de maneira mais eficiente, original e elegante do que marcá-lo com uma assinatura ou admoestação manuscrita”. (Bertinazzo, 2010,p. 25)

 

 No caso da Professora Stella Maris, ela reinterpretou esse conceito, transformando-o em um projeto artístico com temas eróticos. O ex-libris, em sua versão, vai além da marcação de propriedade e se torna uma obra de arte em si, carregada de simbolismo.

 

Suas obras eróticas no contexto do projeto envolvem uma exploração estética que busca a sensualidade de forma delicada e sofisticada. Utilizando diferentes suportes e técnicas de gravura, Stella Maris incorpora elementos simbólicos e expressivos para abordar a temática erótica de maneira sutil e ao mesmo tempo provocativa, transmitindo nuances de desejo e subjetividade. Ao associar a ideia de uma "marca pessoal" com representações de erotismo, suas obras questionam os limites entre o público e o privado, o artístico e o íntimo, acrescentando profundidade e camadas de interpretação ao projeto.

 

Abaixo seguem alguns documentos referentes ao Ex Libris:

  1. Folder exposição de Ex-libris, 1996
  2. Cartaz: Ex-libris
  3. Cartaz: Ex-libris  O resgate
  4. Convite curso Ex-libris
  5. Ex-libris – O resgate
  6. Reportagem: Ex-libris - O resgate
  7. Ex-libris: Explicação e identificação de ex-libris nos livros da BCE

 

 10698x libris feminino

Legenda: Sem título, 1978, nanquim sobre papel. Desenho ilustração do Pandora Box.

 

 

Venus

Legenda: Vênus de Willendorf, 1978, nanquim sobre papel. Desenho ilustração Pandora Box.

 

 

Ex libris 1

Legenda: Ex erotics. Ex libris Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo, ipse fect, 1974, Brasil/Portugal.  Produção do Ateliê de Xilogravura da Universidade de Brasília.