O Projeto Revisitando o passado para dar luz ao futuro: Acervos de Darcy e Berta Ribeiro – parte 2 foi aprovado no Programa Casas de Cultura (CUC), organizado pela Diretoria de Difusão Cultural (DDC). Este projeto será coordenado pelo Arquivo Central, que como órgão complementar da UnB, é competente em atuar como laboratório nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O projeto visa dar continuidade à disponibilização on-line na plataforma AtoM-UnBdos acervos de Darcy e Berta Ribeiro, custodiados pela Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). As subséries documentais contempladas foram Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) da Série: Indigenismo do Fundo Darcy Ribeiro. E as subséries: Doutorado e Subsídios de Estudos da Série documental: Formação Acadêmica do Fundo Berta Ribeiro, conforme sistema de arranjo organizado e publicado em Inventários dos arquivos pessoais de Darcy e Berta Ribeiro (2011).

A subsérie SPI reúne documentos referentes aos assuntos burocráticos do órgão, às pesquisas antropológicas e ao intercâmbio entre Darcy Ribeiro e diversos pesquisadores. Constam também os diários de campo produzidos pelo titular em suas expedições a tribos indígenas, além de documentos relativos à criação do Museu do Índio, do qual foi diretor, e ao Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia Cultural organizado nesta mesma instituição. A subsérie FUNAI reúne documentos relativos aos processos de demarcação de terras indígenas e ao projeto de instalação de um Museu do Índio em Brasília. A subsérie Doutorado da Série: Formação Acadêmica de Berta Ribeiro, reúne documentos referentes ao projeto de doutorado de Berta Ribeiro realizado pela Universidade de São Paulo - USP, intitulado “A Civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”. A subsérie Subsídios de Estudos reúne cadernos, fichamentos, textos, levantamentos bibliográficos e resumos de aulas manuscritos e/ou datilografados.

BOLSAS

Foram ofertadas bolsas de extensão, financiadas pelo Decanato de Extensão. Os links com os editais e resultados das seleções estão disponíveis em:

FINALIZAÇÃO DO PROJETO

O projeto teve como objetivo principal divulgar e dar acesso à parte dos acervos de Darcy Ribeiro e de Berta Gleizer Ribeiro. A digitalização e disponibilização na plataforma AtoM/UnB da documentação de Darcy e Berta Ribeiro é de grande interesse e valia para a Universidade e para a comunidade acadêmica como um todo, tendo em vista se tratar dos acervos de um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília (UnB) e cientista de renome internacional; e da antropóloga Berta Ribeiro, que além de ser esposa de Darcy, contribuiu demasiadamente para os estudos sobre a população indígena e em defesa da Amazônia. Em 26 de outubro de 2022 foi celebrado o centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, o que propiciou um aumento considerável de consultas no seu acervo. E, em 2 de outubro de 2024, celebrar-se-á o centenário de nascimento de Berta Ribeiro, o que provavelmente despertará também maior número de consultas ao acervo. Ambos os acervos foram declarados de interesse público por meio dos Decretos s/n de 20 de janeiro de 2009. Portanto, os acervos em questão são de interesse tanto para pesquisas científicas que envolvem os objetos de estudo desenvolvidos por ambos, e os diversos outros temas que abrangem e entrelaçam a vida pessoal e profissional de ambos, quanto para a memória da Universidade de Brasília, que tem parte significativa da sua história associada a Darcy Ribeiro.

Por meio deste projeto foi possível digitalizar aproximadamente 17.120 páginas de documentos e disponibilizá-los no sistema AtoM-UnB, proporcionando a consulta, além da preservação dos documentos originais que se encontram bastante fragilizados.

A difusão do acervo em questão traz benefícios para a pesquisa científica e para a memória da Universidade de Brasília. Dentre as atividades realizadas foi realizada a higienização dos conjuntos documentais, digitalização, transcrição e descrição dos documentos de acordo com o inventário. Além de alguns eventos, tais como: Arquivos, Memórias e Saberes Indígenas; Exposição sobre o protagonismo de Berta na disseminação da cultura indígena na Semana Universitária; Roda de Conversa: Mulheres, Arquivos e Ciência, dentre outras atividades descritas no Relatório de Atividades do Projeto.

Para ter acesso às imagens do acervo acesse: https://www.atom.unb.br/index.php/funda-o-darcy-ribeiro

A primeira parte do projeto está disponível. Acesse aqui.