AtoM Header

O Arquivo Central da UnB custodia o rico acervo arquivístico da Universidade de Brasília. Nele, podemos encontrar diversos documentos importantes da Universidade, Atos da Reitoria, Resoluções dos órgãos Colegiados da Universidade, entre tantos outros produzidos e acumulados desde sua criação até os tempos atuais.

De maneira especial, tem-se o acervo fotográfico da UnB. Esse conjunto documental é formado por registros históricos da construção da Universidade, de sua inauguração, das personalidades que por aqui passaram e, também, do dia-a-dia da vida universitária. Com o intuito de difundir e dar acesso a esse rico material arquivístico, o ACE faz uso, desde 2015, da plataforma de Acesso e Difusão AtoM. A ferramenta é voltada para a descrição arquivística, técnica de processamento dos documentos de arquivo para permitir sua busca e recuperação. O público que normalmente usa o AtoM é mais acostumado às terminologias da arquivística, como profissionais da informação (arquivístas, bibliotecários, museólogos) e pesquisadores (historiadores, antropólogos, arquitetos entre outros).

Todavia, observou-se a necessidade da adoção de mais uma plataforma que complementasse a experiência do AtoM e que fosse voltada a um público mais geral. É nesse contexto que o Arquivo Central passou a utilizar o site Flickr. A simplicidade na disposição da informação descritiva da imagem, a possibilidade do usuário fazer um comentário à foto postada, foram características que pesaram na escolha desse site. Há uma mescla entre qualidades de uma rede social tradicional (Facebook e Instagram) e um espaço especializado em conteúdo fotográfico voltado ao uso mais profissional.

A Coordenação de Arquivo Permanente (COAP) é a unidade responsável, no ACE, de realizar todo esse trabalho de descrição arquivística dos materias do AtoM e da curadoria do material que está disponibilizado do Flickr. O Coordenador do Arquivo Permanente, Rafael Rosa, explica que "o acesso aos documentos deve ser a finalidade dos trabalhos de um arquivo, especialmente ao se tratar de um arquivo de uma Instituição de Ensino Superior. A documentação e suas informações devem estar disponíveis ao ensino, pesquisa e extensão e também à comunidade externa. Por isso, ações como a descrição dos documentos, a digitalização e o uso das tecnologias da informação são elementares no dia-a-dia do trabalho do Arquivo Central".